Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

WikiLeaks: Equador concede asilo político a Assange

O Equador decidiu conceder asilo político ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, refugiado há dois meses na sua embaixada em Londres.
Segundo declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Quito baseou a sua decisão no direito internacional e na convicção de que Assange corre perigo de vida caso seja deportado para os Estados Unidos.
“ O Governo do Equador considera que tem argumentos para sustentar o receio de que Julian Assange pode ser vítima de perseguição política. Argumentos que levam o senhor Assange a pensar que em qualquer momento pode enfrentar uma situação suscetível de colocar em perigo a sua vida, segurança e integridade pessoal”, afirmou Ricardo Patiño, ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador.
Ao mesmo tempo que apoiantes de Assange se manifestavam frente à embaixada do Equador em Londres, uma nota divulgada pelo Foreign Office, reafirma que o Reino Unido não autorizará Julian Assange a deixar livremente a embaixada do Equador e o país, mesmo tendo obtido asilo político.
A segurança em redor da embaixada foi reforçada pela polícia britânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é importante para o debate.