(EUA, 2008, 66min. Direção: Adriana Barbaro, Jeremy Earp)
"Consuming Kids, a
Comercialização da Infância", trata de como as grandes corporações
utilizam-se da infância para gerar lucros gigantescos, vendendo todo o
tipo de produtos, muitas vezes, de forma desonesta, desumana e pouco
ética, tornando-as vulneráveis na idade mais delicada de suas vidas.
Cada vez mais os brinquedos representam personagens de TV, reduzindo o poder de imaginação, deixando as crianças menos criativas. Cada vez mais substitui-se a brincadeira de rua pela tela de TV ou computador. Com isso as crianças estão tornando-se mais obesas e menos atentas. O número de casos de disfunção bipolar infantil é 4 vezes maior que há 30 anos atrás, sem falar em outras doenças crescendo assustadoramente nessa faixa etária como diabetes, depressão, hipertensão
Os comerciais de Fast-food, brinquedos, roupas, até mesmo
automóveis para os pais são feitos utilizando-se de profissionais como
psicólogos e antropólogos, desviando o ciência para uma única direção: o
lucro.
"Estamos criando uma geração de superconsumidores"
(Sinopse original do docverdade)
Excelente post! Vou compartilhar com meus filhos esse vídeo!
ResponderExcluir